Brasil liderou a perda de florestas tropicais primárias em 2021

Quase metade da perda de florestas primárias no mundo em 2021 se deu no Brasil, segundo o Global Forest Watch (GFW).

Foram 1,5 milhão de hectares de florestas tropicais primárias perdidas no ano passado, o que representa 40% de toda a perda de florestas primárias no planeta no período.

O país lidera o triste ranking da perda de florestas bem à frente do segundo colocado (República Democrática do Congo, com 500 mil hectares).

Todos os anos, o GFW apresenta uma avaliação independente do estado das florestas do mundo no ano anterior.

Os 4 países onde mais se perdeu floresta tropical primária em 2021

As perdas não relacionadas ao fogo – que no Brasil são mais frequentemente associadas à expansão agrícola – aumentaram 9% entre 2020 e 2021

O Brasil detém cerca de um terço das florestas tropicais primárias remanescentes do mundo e tem mantido taxas de perda acima de 1 milhão de hectares desde 2016, segundo os dados do GFW.

A perda de floresta primária no Brasil é especialmente preocupante, pois novas evidências revelam que a floresta amazônica está perdendo resiliência, estando mais perto de um ponto de inflexão do que se pensava anteriormente”

Fabíola Zerbini, diretora do WRI Brasil.

"

Perda de florestas no mundo se mantém alta

Ao todo, o GFW identificou a perda de 3,75 milhões de hectares de florestas tropicais primárias no mundo.

Apesar de se concentrar nos trópicos, que é onde ocorre 96% da derrubada permanente de florestas, o GFW também analisou florestas boreais e temperadas.

A análise identificou um aumento de 29% na perda florestal por fogo, especialmente na Sibéria – nessa região, as florestas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas