Mudar hábitos para frear a crise climática e a destruição dos ecossistemas também é uma responsabilidade das organizações que desenvolvem seus negócios extraindo recursos naturais e gerando impactos no planeta.
É fundamental que as empresas repensem seus processos e avaliem que medidas podem adotar para reduzir os danos que causam.
Conheça três iniciativas de empresas que colaboram para um mundo mais sustentável.
Algumas delas já empreendem esforços nesse sentido.
Neste ano de 2022, a Nestlé passou a atrelar a remuneração variável de toda a sua liderança ao cumprimento de metas de redução das emissões de carbono .
A iniciativa atinge cerca de dois mil colaboradores e considera os resultados obtidos em mais de 100 projetos em andamento ou em fase de implementação para toda a cadeia de valor.
A medida está alinhada ao compromisso global de reduzir pela metade as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050, bem como com as metas estabelecidas para o mercado brasileiro para serem cumpridas em três anos.
São elas: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas; reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro; e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.
A Chilli Beans, rede especializada em óculos escuros, laçou uma coleção inspirada na fauna e flora da Mata Atlântica, um dos principais e mais ameaçados biomas do Brasil.
Os modelos de óculos da linha têm texturas, cores, símbolos e materiais que remetem às plantas, flores e animais da Mata Atlântica.
A coleção foi desenvolvida em parceria com a ONG SOS Mata Atlântica, uma das mais respeitadas e longevas fundações de apoio à sustentabilidade e preservação do meio ambiente do Brasil.
A iniciativa tem o objetivo de e alertar os consumidores sobre o assunto.
Além disso, a nova coleção terá parte da renda obtida com a venda dos produtos revertida para projetos de conservação e restauração do bioma.
A logística sustentável é uma das opções dentro da estratégia da Natura para atingir a meta assumida pelo grupo Natura &Co de zerar as emissões de carbono até 2030.
Neste processo, um dos desafios da marca é transformar todas as etapas de transporte para torná-las mais sustentáveis, desde o abastecimento de fábricas e centros de distribuição até a entrega de pedidos aos clientes, consultoras de beleza e representantes de vendas.
Uma mudança na entrega dos produtos do e-commerce da capital paulista já trouxe impacto nas operações da empresa que, em pouco mais de um ano usando bicicletas e veículos elétricos, reduziu em nove toneladas sua emissão de CO2.
Para isso, foi criado um posto, na região central da capital paulista, de onde as entregas passaram a ser centralizadas ao chegarem em carros elétricos do Centro de Distribuição da Natura.
Esta é a primeira parte do plano que consiste, ainda, em uma revisão completa dos modais de transporte. Nos próximos anos a ideia é expandir o deslocamento sustentável para modais aéreos, rodoviários, marítimos e rodo-fluviais.