Os espaços verdes são benéficos em qualquer lugar, mas especialmente em selvas de concreto como as encontradas em muitas cidades dos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde informa que a área verde é essencial tanto para o ecossistema quanto para a saúde mental dos cidadãos.
Grandes parques promovem uma vida ativa, o que pode reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas, enquanto pesquisas mostram que mesmo pequenos parques podem reduzir o estresse e melhorar a saúde em geral.
Embora o verde esteja desaparecendo rapidamente das áreas urbanas e dando lugar às construções, existem algumas cidades americanas que estão lutando arduamente para manter seus espaços verdes intactos dentro de suas fronteiras.
De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, analisados pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, é possível mostrar as melhores cidades dos Estados Unidos pelas áreas de espaço verde dedicadas a parques e outros projetos ambientais de preservação. Veja, então, entre os destinos americanos preferidos dos brasileiros, os que se destacam pelos espaços verdes per capita.
Nova York, NY
População: 8,4 milhões
Espaço verde per capita: 658 metros quadrados
Enquanto o Central Park, espaço verde mais famoso de Nova York, oferece benefícios de saúde para milhões de habitantes diariamente, muitos outros parques também se destacam, incluindo o Prospect Park, com cerca de 237 hectares de espaço verde no meio do Brooklyn. Vale citar também o Brooklyn Bridge Park, que abriga pilates e aeróbica em seus 35 hectares; e o High Line, construído em uma antiga linha de trem elevada, com 2,33 quilômetros de comprimento, no distrito de Manhattan.
Miami, Flórida
População: 32.105
Espaço verde per capita: 818 metros quadrados
Enquanto frondosos coqueiros e palmeiras à beira-mar são acessíveis no North Shore Open Park, carvalhos de mais de 20 metros de altura e vida selvagem exótica preenchem a Sherwood Forest em Miami. Mais pontos verdes secretos, como o Crandon Park Gardens, que abriga as ruínas de um antigo zoológico de Miami, é um espaço que se transformou em um mini santuário para espécies selvagens que se proliferam neste ambiente, longe do barulho incessante do trânsito, no coração de Key Biscayne.
Chicago, IL
População: 2,7 milhões
Espaço verde per capita: 3.971 metros quadrados
Do Garden of the Phoenix ao Promontory Point, cerca de 98% dos habitantes de Chicago estão a 10 minutos a pé de alguns dos parques mais bem cuidados do país. A “Wind City” hospeda inúmeros festivais ao ar livre, shows e eventos relacionados a comida e bebida em seus quase 600 parques. Chicago também trabalha com duas organizações sem fins lucrativos no Grounds for Peace, um programa para transformar terrenos baldios em espaços verdes em alguns dos bairros mais problemáticos da cidade.
Washington DC
População: 32.729
Espaço verde per capita: 5.865 metros quadrados
A capital dos Estados Unidos tem alguns dos parques e espaços verdes mais conhecidos do mundo. O National Mall abriga o Lincoln Memorial e o Washington Monument, com vista para o Capitólio e a Casa Branca nos arredores. Longe da política, Rock Creek Park é o favorito dos moradores locais, com quilômetros de trilhas, um planetário e campos de batalha históricos da Guerra Civil americana.
Houston, Texas
População: 6,6 milhões
Espaço verde per capita: 3.856 metros quadrados
Houston passou por um renascimento verde recentemente com o projeto Bayou Greenways, 2020, de U S$ 200 milhões, que espera ter 60% dos moradores em um raio de 2,4 quilômetros de um parque, após sua conclusão. Os desenvolvedores anunciaram em 2019 que o abandonado Barbara Jordan Post Office foi reaproveitado e abrigará um parque na cobertura de cerca de 2,5 hectares, um dos maiores do mundo.
Orlando, Flórida
População: 262.507
Espaço verde per capita: 989 metros quadrados
O Lake Eola Park, com uma calçada de 14 quilômetros circulando a água, fica no centro de Orlando, oferecendo aos moradores diversão em espaços verdes, desde alimentar cisnes vivos até alugar pedalinhos. Por meio do Plano de Ação da Comunidade Green Works, de 2018, as autoridades estabeleceram metas de espaços verdes até 2040 para garantir que os espaços públicos permaneçam protegidos.
*Crédito da imagem destacada: Central Park / Pixabay
#Envolverde