Varejista utiliza energia solar para abastecimento de lojas
Em compromisso com o meio ambiente, a C&A Brasil anuncia o início das operações de suas novas usinas solares, construídas em parceria com a Faro. Situadas na região de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, as usinas abastecerão lojas da região, inicialmente, por 10 anos. Anualmente, a C&A Brasil evitará a emissão de 1.500 toneladas de CO2, montante equivalente ao plantio de nove mil árvores ou menos 360 veículos, com média de 12 mil km rodados cada, circulando pelas estradas brasileiras.
Batizadas por “Cabo Frio III” e “Cabo Frio IV”, as usinas solares da C&A foram responsáveis pela geração de 156 empregos na região, considerando mão-de-obra direta e indireta. Os empreendimentos contam com sistema de reaproveitamento da água de chuva e com aproximadamente 5.544 módulos fotovoltaicos, que representam uma potência instalada de 2.000 kW no total. Por ano, as usinas terão capacidade para gerar 4,8 GWh — energia suficiente para abastecer o equivalente a 2.400 residências no mesmo período.
Dentre os fatores que contribuem para alcance desses índices está o uso da chamada tecnologia tracker ou seguidores solares. Trata-se de um dispositivo que acompanha o movimento do sol ao longo do dia e altera a posição dos painéis fotovoltaicos seguindo a luz solar para potencializar a produção de energia. Outro diferencial é o uso de módulos fotovoltaicos bifaciais, responsáveis por absorver os raios solares tanto do céu quanto os refletidos pelo solo, otimizando ao máximo a captação do recurso natural e apresentando uma solução de alta eficácia.
“Em 2022, inauguramos também, uma Usina no Distrito Federal. Com as três usinas em operação, estimamos uma economia potencial de R$ 32 milhões até o final do contrato, além dos ganhos socioambientais, como a redução das emissões dos gases de efeito estufa e a geração de empregos que a construção demandou. As usinas solares para abastecimento exclusivo das nossas lojas é mais um importante passo da companhia para gerar impacto positivo, em linha com nossos compromissos”, afirma Ciro Neto, diretor de Desenvolvimento e Expansão da C&A Brasil da C&A Brasil.
Mercado Livre de Energia
Hoje, dentre as varejistas de moda do país, a C&A é a que aparece com maior número de unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, que fornece energia advinda de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares e eólicas. Até o momento, foram habilitadas mais de 200 lojas, o que representa mais de 60% delas para recebimento de energia limpa por meio desta modalidade, história iniciada em 2011 com as primeiras unidades migradas para esse modelo. Por meio dessa iniciativa, aumentamos nosso consumo de fontes de energia renovável em nossas operações, contribuindo para a redução de emissões de gás carbônico.
Sobre a Faro Energy
A Faro Energy é uma empresa do Sistema B que atua com o desenvolvimento, investimento e gestão de ativos solares. O foco da empresa é democratizar o acesso à energia solar no Brasil, através de investimentos e ações de transformação social e econômica. Localizada em São Paulo, a empresa conta com projetos em 15 estados e no Distrito Federal, que já contabilizam 271 MWp de projetos sob gestão e mais de R$ 650 milhões investidos. Além disso, a empresa conta com um um portfólio de 271 MWp de projetos maduros e em operação.
Sobre a C&A
A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem iniciativas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas de sustentabilidade em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu braço filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A e sobre o trabalho do Instituto C&A.
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