“Startup Challenge” oferecerá oportunidade única para conexão com stakeholders do setor de sustentabilidade.
Durante a segunda edição do Brazil Climate Summit, que ocorre entre os dias 13 e 14 de setembro na Universidade de Columbia, em Nova York, acontece a primeira edição do “BCS Startup Challenge”. Neste desafio, startups com soluções relacionadas à agenda climática poderão se conectar diretamente com importantes stakeholders do setor, como empresas, academia, ONGs e governos. A iniciativa visa não apenas ampliar o ecossistema do Brazil Climate Summit através de um chamado global de startups, mas também produzir um e-book/guia com informações sobre as startups participantes.
O projeto se desdobrará em duas fases. Na primeira, será promovida uma convocatória online visando atrair as startups alinhadas à temática proposta. No dia 30 de agosto serão anunciadas três finalistas, selecionadas criteriosamente por uma equipe especializada da Numerik, consultoria internacional de inovação aberta e ESG.
Na etapa subsequente, intitulada como “Demo Day” e agendada para o dia 13 de setembro – já durante o evento, as três startups terão a oportunidade de expor suas soluções perante um júri constituído por especialistas renomados, empresas do setor e uma audiência significativa composta por mais de 400 pessoas. As passagens, além de convites para participarem do Summit, serão custeadas pela organização do encontro.
Os critérios avaliativos para as finalistas abrangerão aspectos como a viabilidade de escala da solução, o potencial impacto no enfrentamento dos desafios climáticos, o perfil empreendedor dos participantes, o grau de inovação inerente à proposta e o modelo de negócios subjacente. Nesse contexto, o objetivo central será identificar e destacar as soluções mais promissoras e pertinentes, que possam efetivamente contribuir para a mitigação dos problemas climáticos prementes, enquanto fomentam um ambiente de empreendedorismo e inovação.
O “Startup Challenge” busca soluções inovadoras para diversos setores, como Agroindústria, Metalurgia, Indústria Siderúrgica, Cimento, Petroquímica, Indústria Química, entre outros. Além disso, procura soluções relacionadas a Energia Solar, Eólica, Biocombustíveis, Ondas, Marés, Hidroelétrica, Minerais Sustentáveis, Geração de Biogás, Armazenamento de Energia, Células de Combustível, Tecnologias de Veículos, Água, Gerenciamento e Reciclagem de Resíduos, Redes Inteligentes, Eficiência Energética, Edifícios Verdes, Biomateriais, Comércio de Carbono, Prestadores de Serviços Ambientais, entre outros.
As inscrições para o desafio serão realizadas online, por meio de um formulário disponível aqui. O deadline para as inscrições termina no dia 14 de agosto.
Brazil Climate Summit
A segunda edição do Brazil Climate Summit destacará a relevância da iniciativa privada e o potencial do Brasil de ser um hub de soluções para os desafios climáticos globais.
O evento trará temas tais como: “Tendências Globais do Clima: a Corrida para o net zero”, “Por que o Brasil? Nosso potencial para nos tornarmos líderes em um mundo de líquido zero”, “Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Resilientes: Melhorando a pegada de carbono do uso da terra”, “Acordo Verde Brasileiro: a perspectiva econômica”, “Biomassa e biocombustíveis: Como eles podem fazer parte da solução?”, “Financiando o caminho: O arcabouço brasileiro em direção ao Net Zero” “Posicionando o Brasil para ter sucesso no mercado global de hidrogênio”, entre outros.
O Brazil Climate Summit tem Luciana Antonini Ribeiro como chairwoman. Ela é cofundadora da eB Capital e alumni da Columbia Business School. A organização está a cargo de estudantes da universidade e líderes empresariais. O conselho consultivo do evento inclui nomes como Nizan Guanaes, Bruce Usher, Luciano Huck, Ana Cabral Gardner e Thomas Trebat, que são influentes em suas áreas.
Entre os palestrantes estão: Rich Lesser, Pedro Parente, Marina Grossi, Arminio Fraga, Luisa Palacios, Patricia Ellen, Ilona Szabó, Marina Cançado, Vanda Witoto, entre outros. O evento reunirá líderes empresariais, acadêmicos, estudantes da universidade, especialistas em energia e sustentabilidade, empreendedores sociais e outros profissionais com foco no tema climático.
Serviço:
Startup Challenge
Inscrições: https://startups.numerik.co/bcs-challenge-eng/
Deadline: 14 de agosto
Mais informações: https://www.brazilclimatesummit.com/
(Envolverde)