Clima

COP28: Discursos indígenas são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas no planeta

Por Envolverde – 

À medida que a COP28 se desenrola em Dubai, torna-se ainda mais necessária a participação de lideranças indígenas e quilombolas. Apesar de corresponderem a apenas 5% da população mundial, cerca de 80% da biodiversidade do planeta está em territórios indígenas, segundo levantamento do portal BirdLife International. Além disso, essas comunidades são as principais afetadas pela mudança do clima, sendo, inclusive, vítimas da falta de recursos básicos e ameaçadas em sua sobrevivência. 

Essas condições não atingem somente os povos originários, mas todo o planeta, especialmente a população de países mais desfavorecidos. Estima-se que, até 2050, mais de 140 milhões de pessoas da América Latina, África Subsariana e do Sul da Ásia serão forçadas a migrar por causa do impacto das alterações climáticas. 

Além de alertar representantes do mundo inteiro sobre o aquecimento global, a inclusão de ativistas indígenas também está pautada no pedido de investimento em projetos ambientais e de transição energética para minimizar o impacto das mudanças climáticas em suas localidades. 

Com informações de BirdLife International

Imagem de destaque: foto COP28 / Mahmoud Khaled

(Guilherme Loureiro/Envolverde)