Criada por brasileiros expatriados e registrada na Austrália, a ONG Casa já arrecadou mais de AU$ 127 mil (R$ 430 mil) para ajudar as comunidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A organização lançou a campanha de arrecadação no início do mês de maio, convidando brasileiros do mundo todo a colaborarem.
A estrutura da campanha inclui o envio de fundos para o Brasil diariamente, garantindo apoio rápido e consistente para quem precisa. Alimentos, rações para pets, cobertores e itens de higiene e limpeza são alguns dos artigos que estão sendo distribuídos pela organização.
Os itens são comprados em comércios locais, próximos às cidades que recebem as doações. Porto Alegre, Santa Maria, Canoas e Gravataí são algumas das localidades já contempladas pela iniciativa. Tudo é coordenado diretamente da Austrália, com o apoio de um time de 90 voluntários brasileiros, sendo quase um terço de gaúchos.
“Entendemos a urgência da situação e estamos trabalhando diligentemente para coordenar nossos esforços. Nossa prioridade é fornecer assistência imediata às pessoas impactadas pelas inundações e apoiar os esforços contínuos de socorro no Rio Grande do Sul”, afirma Emilie da Silva Stratford, brasileira idealizadora da ONG e residente da Austrália há 19 anos.
A campanha será estendida até o final de junho e as doações podem feitas tanto por pessoas físicas como jurídicas em qualquer moeda por meio do site oficial da ONG Casa: https://acasa.org.au/. Além da ação de crowdfunding, a equipe está organizando diversos eventos pela Austrália com o intuito de alavancar ainda mais as contribuições.
A ONG Casa nasceu da campanha social #lembradecasa, que teve sua primeira edição em 2020. De lá para cá, a iniciativa já distribuiu mais de 72 toneladas de alimentos para famílias em situação de fome no Brasil.