ODS 3

Solução inovadora e ecológica de combate ao mosquito da dengue chega ao Brasil

Produto é feito de material reciclado e biodegradável à base de polpa de papel e simula um vaso, que deve ser preenchido por água, a fim de atrair as fêmeas dos insetos no momento de depositarem seus ovos.

Solução inovadora e ecológica de combate ao mosquito da dengue chega ao Brasil

Biotraps- armadilha sustentável para mosquitos, é uma solução inovadora, simples e sustentável de combate a mosquitos transmissores de doenças. O produto é feito de material reciclado e biodegradável à base de polpa de papel e simula um vaso, que deve ser preenchido por água, a fim de atrair as fêmeas dos insetos no momento de depositarem seus ovos. Estudos realizados na Austrália, Estados Unidos e no Brasil comprovaram a mortalidade de mais de 90% dos ovos ao terem contato com a água do recipiente.

O produto já teve sua eficácia comprovada no combate a mosquitos como o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica, e os Haemagogus e abethes, vetores da Febre Amarela. Agora, o Biotraps chega ao Brasil como uma solução de grande potencial no enfrentamento a epidemias destas doenças, que assolam regiões do país com frequência.

O Biotraps foi desenvolvido no Canadá e está sendo lançado no Brasil como primeiro mercado do mundo. Posteriormente, a empresa expandirá sua atuação para outros dos 60 países em que Biotraps foi patenteado.

O co-idealizador e fundador da empresa, Adil Qawi, explica que escolheu o Brasil por uma série de fatores, entre eles a sua identificação com o país e a grande diferença que o produto pode fazer em comunidades mais vulneráveis atingidas por doenças.

“Acreditamos que o Biotraps vai atender muitas necessidades do mercado brasileiro por seu baixo custo e fácil logística. Pretendemos ser parceiros dos governos, empresas, cidades e também do agronegócio com nossa solução inovadora e, ao mesmo tempo, simples”, diz Adil Qawi.

A licença para comercialização nacional foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2019, após um período de testes do produto ter sido realizado em Itacoatiara, município da região metropolitana de Manaus (AM). A análise foi feita sob a coordenação dos pesquisadores José Bento Lima, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), e Cristiano Fernandes, da Fundação de vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Com 100 armadilhas de Biotraps em uma área de 12 hectares, houve redução de quase 80% na presença de mosquitos, resultado muito superior em comparação a outros produtos.

“A incidência dos mosquitos está diretamente ligada ao número de casos de pessoas doentes. Sendo assim, o Biotraps provou sua eficiência e é uma medida que, associada a outros métodos, pode ser fundamental no combate à Dengue e outras enfermidades”, comenta o pesquisador da FVS-AM e diretor Técnico da Biotraps, Cristiano Fernandes.

Outro aspecto do produto que vale destaque é o fato de o inseticida estar nas paredes do vaso, evitando que produtos químicos precisem ser jogados no ar, como ocorre em outros tipos de soluções. “Isso traz mais segurança para os animais de estimação, pessoas alérgicas e idosos. É um produto de baixa manutenção, porque cada unidade dura 30 dias, e alta efetividade”, complementa Cristiano.

Lançamento no Brasil

O lançamento do Biotraps no Brasil será realizado na feira Expoprag, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A empresa contará com stand e demonstração do produto, além da presença do co-idealizador e fundador da empresa, Adil Qawi.

Envolverde