Responsável por movimentar de US$3 a US$6 trilhões por ano em todo o mundo, a economia oceânica tem ganhado destaque em discussões globais e levantado oportunidades de negócios, principalmente em países como o Brasil, que conta com 8.500 km de costa e está entre os que têm maior litoral no mundo.
A fim de aprofundar as oportunidades deste mercado e apresentar as inovações para o crescimento da economia azul no Brasil, Niterói receberá nos dias 04 e 05 de dezembro a primeira edição do Tomorrow Blue Economy.
Organizado pela empresa pioneira em cidades inteligentes, iCities, com a chancela da Fira Barcelona e a parceria com a Prefeitura de Niterói e a Neltur, o evento trará grandes especialistas na temática. Dentre eles, está o economista belga Gunter Pauli, fundador do conceito “Blue Economy”. O especialista foi um dos precursores na abordagem de um modelo econômico que respeita o meio ambiente e usa os recursos de forma consciente.
Pauli destaca o potencial do país para geração de negócios no ecossistema dos oceanos. “O Brasil é muito rico em recursos. Devemos garantir que tudo gere valor. É assim que fazemos crescer a economia sem pedir à Terra que produza mais. A Economia Azul prescreve que as empresas procurem múltiplos fluxos de caixa e diversos benefícios, e isso significa que é fundamental abandonar a abordagem tradicional”, afirma.
Com uma proposta disruptiva para os modelos de negócio, Pauli lançou recentemente o livro “Envigorando o Rio de Janeiro”, em que traz 12 projetos inovadores para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Pauli propõe como urgência a transformação de toda a economia, incluindo as ilhas da região. “O estado do Rio possui mais de 600 ilhas, com 1.300 km de costa e praia. A cidade e o estado estão congestionados, com alta densidade, por isso precisamos garantir o uso do espaço e do terreno que está disponível, garantindo que haja água potável, energia renovável, oportunidades agrícolas e mobilidade para pessoas e bens”, pontua Pauli.
Além de Gunter Pauli, o Tomorrow Blue Economy contará com a presença da velejadora e escritora brasileira Tamara Klink, o especialista em economia azul e fundador do movimento Euceano, Rodrigo Thomé; e ainda Emma Cobos, Diretora de Inovação e Estratégia de Negócios do Porto de Barcelona. O Congresso terá acesso gratuito e trará discussões inovadoras e estratégicas sobre temas como resiliência costeira às mudanças climáticas, economia azul e esportes, portos sustentáveis e tecnologias inovadoras e governança da água.
“Estamos muito felizes em reunir nomes inspiradores para pensar sobre o futuro da economia azul no Brasil. Sabemos do imenso potencial desse setor para as cidades brasileiras e, por isso, queremos elevar as discussões e apresentar inovações para o desenvolvimento sustentável desse ecossistema no país”, afirma Beto Marcelino, sócio-fundador do iCities.