A iniciativa que tem como foco no combate ao acúmulo de lixo no mar e nas praias de forma direta e prática, por meio de ações de limpeza realizadas no litoral brasileiro. Desde 2021, a empresa, em parceria com ONGs socioambientais, já recolheu mais de 1,4 tonelada de lixo.
“Cada ação de limpeza representa um pequeno passo em direção a um futuro mais equilibrado. Nosso objetivo é que o projeto Praia Limpa inspire mais marcas e pessoas a cuidarem do nosso litoral e protegerem o meio ambiente. Nos orgulhamos muito de ter esse braço sustentável e pretendemos desenvolvê-lo ainda mais nos próximos anos”, conta Marcella Sant’anna, diretora de estilo e marketing da Cia. Marítima.
Em 2018, a marca realizou uma ativação pontual em Porto de Galinhas para testar a viabilidade do projeto. Já em 2019 começaram os estudos de parcerias para as próximas ações que só tiveram início em 2021, devido a pandemia de Covid-19.
Ao longo dos anos, foram realizadas 25 edições, com ações nas praias da Reserva, no Rio de Janeiro (RJ); Morro do Careca, em Ponta Negra (RN); das Emanuelas, em Mossoró (RN); Jijoca de Jericoacoara (CE); e Maçarico, em Salinópolis (PA). O objetivo é impactar não só o ecossistema, mas também promover mudanças socioculturais e econômicas dentro das comunidades do entorno, reforçando a importância das ações e a necessidade para que elas sejam realizadas com maior frequência.
“Sabemos que os mutirões não são capazes de resolver totalmente o problema do acúmulo de lixo. No entanto, a chamada voluntária incentiva o envolvimento das comunidades locais e pode estimular a criação ou desenvolvimento de cooperativas de reciclagem. Afinal, essa questão é constante e ameaça não só a vida marinha, mas também a saúde humana”, completa Marcella.
Dentre os principais materiais recolhidos pelos voluntários estão garrafas de vidro, tampinhas, copos e garrafas plásticas, canudos, pedaços de isopor, papéis alumínio e bitucas de cigarro. Entre as organizações parceiras estão o Route Institute, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), o ICMBio e o projeto Bodyboard Pará, fundamentais na mobilização do projeto.
Além de divulgar as ações e parcerias com as ONG’s nas redes sociais, a marca de beachwear também contribui com a doação de camisetas com proteção UV e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscaras descartáveis, garantindo segurança e conforto para os voluntários durante as atividades de limpeza.