Brasil: Escassez de água ameaça 3.059 municípios
Venezuela: Proteção aos morcegos
Honduras: Lançada história ecológica
***********************************
BRASIL – Escassez de água ameaça 3.059 municípios
Rio de Janeiro, 28 de março de 2011 (Terramérica).- Dos municípios brasileiros, 55% podem sofrer falta de água até 2015, apesar dos enormes recursos hídricos nacionais, alerta o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, divulgado no dia 22.
O diagnóstico, feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), estima em US$ 12,9 bilhões os investimentos necessários para garantir a oferta hídrica exigida pelos 5.565 municípios brasileiros.
Desse total, 74% se destinariam às regiões Nordeste e Sudeste, afetadas por terras semiáridas e grandes concentrações populacionais, respectivamente.
“O objetivo do Atlas é fornecer dados e servir de instrumento para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas”, disse ao Terramérica o superintendente-adjunto de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes.
O relatório, elaborado desde 2005 por 1.200 técnicos especializados, tem foco no saneamento básico, detalhando dados das cinco regiões brasileiras.
***********************************
VENEZUELA – Proteção aos morcegos
Caracas, 28 de março de 2011 (Terramérica).- Pesquisadores e autoridades venezuelanas formaram um grupo de trabalho para desenvolver iniciativas em defesa das 166 espécies de morcegos do país, cujas populações são afetadas pela degradação de seus hábitats.
“As florestas são seu habitat e fonte de alimento, pois em sua maioria são frutívoros ou comem insetos, as cavernas atuam como refúgio de populações inteiras, pois são muito gregários, e o abuso de inseticidas na agricultura destroi suas fontes de alimentação e afeta a dos humanos”, disse ao Terramérica o biólogo Jafet Nassar, do Instituto Venezuelano de Pesquisas científicas.
Os pesquisadores venezuelanos se integram à Rede Latino-Americana para a Conservação de Morcegos, que declarou 2011 como ano internacional para a proteção dos quirópteros.
***********************************
HONDURAS – Lançada história ecológica
Tegucigalpa, 28 de março de 2011 (Terramérica).- Um castor e uma gota d’água são os novos heróis de uma historinha que conta as aventuras destes dois personagens em defesa da natureza, que é publicada pela imprensa de Honduras.
A iniciativa, destinada a conscientizar o público infantil, é parte de um projeto do empresário Emilio Larach, que incentiva programas de responsabilidade empresarial, educativos e de reflorestamento em Tegucigalpa.
A história “As Aventuras de Dom Castor e Gotinha de Água” tenta “frear o avanço da deterioração ecológica e da floresta, que junto com a falta de água estão afetando a economia e a vida”, disse Emilio ao Terramérica.
As historinhas são publicadas uma vez por semana, falando de diversos assuntos. Um deles trata dos incêndios florestais, que neste ano já consumiram mais de quatro mil hectares de florestas.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.